Samu terá medicamentos para pacientes com suspeita de infarto
Sesau adquiriu 70 ampolas do medicamento Metalyse (Tenecteplase)
02/05/2012 09:28
Divulgação
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência passará a utilizar a partir de maio, o medicamento Metalyse (Tenecteplase) nos atendimentos para pacientes com suspeita de infarto do miocárdio. Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde, através da Diretoria de Assistência Farmacêutica (DAF) adquiriu um lote com 70 ampolas, que também serão disponibilizadas para o Hospital Geral do Estado e a Unidade de Emergência do Agreste.
O diretor da DAF, Fábio Pacheco, disse que desde o ano passado havia um projeto na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para adquirir o medicamento Metalyse, que é indicado para o tratamento trombolítico (dissolução do coágulo) em casos de infarto agudo do miocárdio (ataque cardíaco). A substância ativa de Metalyse atua estimulando a dissolução de coágulos, restaurando o fluxo de sangue para o coração.
De acordo com Fábio Pacheco, a Sesau investiu R$ 300 mil para aquisição do Metalyse. Cada ampola da injeção custou R$ 4 mil. O estoque adquirido, conforme destacou Pacheco, é suficiente para pouco mais de um ano.
Treinamento- Na sexta-feira (4), haverá uma mesa redonda sobre o Atendimento Emergência do Infarto Aguado do Miocárdio. O evento será realizado a partir das 20h, no Hotel Radisson, na Pajuçara, em Maceió.
A iniciativa contará com a participação do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo e do superintendente de Atenção à Saúde, Sival Clemente e do diretor de Assistência Farmacêutica, Fábio Pacheco, além dos diretores e coordenadores de urgência e emergência.
Já no sábado (5), a partir das 8h, os profissionais da rede pública de saúde passarão por uma capacitação promovida pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo. A iniciativa faz parte do projeto Time (Treinamento Integrado em Medicina de Emergência).
A ação conta com o apoio da Sesau, da Sociedade Brasileira de Clínica Médica e da Boehringer Ingelheim. Durante o Treinamento Integrado em Medicina de Emergência, as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência terão uma aula prática da aplicação do Metalyse.
Eles terão ainda acesso a palestras sobre a importância do tratamento emergencial do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), manejo da parada cardiorrespiratória, atendimento hospitalar do IAM e hospitalar da dor torácica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário